Colégio Nossa senhora das Graças - COEDUC

Minha foto
Cacequi, Rio Grande do Sul, Brazil
A Missão do Colégio Nossa Senhora das Graças - COEDUC é de oferecer um ensino de qualidade com criatividade e custos reduzidos, evidenciando a competência do grupo, respeitando a individualidade e comprometendo-se com a coletividade.

segunda-feira, 4 de junho de 2012


SURGIMENTO CNSG/COEDUC

            Em 13 de fevereiro de 2009, a escola era dirigida pela Irmã Salete Reck. Como a escola encontrava-se em grave crise, a mantenedora, através de sua Diretora Provincial, em reunião com pais e professores, nesta data, informou a decisão de encerrar as atividades, após 70 anos de dedicado serviço prestado a causa educacional, em Cacequi.
           A partir desta decisão de caráter irrevogável, um grupo de pais e professores, tomou a iniciativa de trabalhar no sentido de criar uma nova entidade jurídica que assumisse o comando do Colégio Nossa Senhora das Graças.
             Assim, em curto período de tempo, através do trabalho dedicado de lideranças formadas de pais e professores, foi concluída a documentação exigida pela OCERGS e pelo CEED, transferindo assim a mantenedora da escola de Notre Dame para COEDUC.
Educadores, pais, administradores e cidadãos preocupados com o rumo da educação de seus filhos optaram pela auto-gestão na Educação procurando construir uma identidade pedagógica solidária e cooperativista, delineada com ideais éticos que proporcionem a formação de uma nova sociedade e cultura, distanciando-se do ensino conservador das escolas públicas e da visão capitalista do lucro, característica das instituições privadas.
 Portanto, a implementação da Cooperativa Educacional em Cacequi tem como objetivos: integrar esforços e recursos dos cooperadores e profissionais da educação; divulgar o Cooperativismo como instrumento de valorização humana; melhorar a qualidade de ensino, contribuindo para o aperfeiçoamento do processo educativo e, assim, tornar-se referência educacional.
  A Cooperativa de Educação, Cultura e Esportes de Cacequi LTDA mantedora do Colégio Nossa Senhora das Graças, contribui, cada vez mais, para a construção de um projeto pedagógico voltado ao interesse da coletividade e à consolidação de um modelo educacional qualitativo, investindo na capacitação e atualização de seu corpo docente e na utilização de recursos pedagógicos diferenciados.
              Dentre esses recursos, destacamos aulas práticas em laboratórios de ciências, física e química, aplicação de simulados, viagens de estudos, atividades teatrais e artísticas, biblioteca para a realização de pesquisa e leitura, três quadras esportivas para atividades físicas e culturais, espaço ecológico, Fazendinha CNSG, assim como, um Galpão Crioulo para atividades tradicionalistas.
Os resultados dessa prática começam a aparecer, cada vez mais, no desempenho de nossos alunos nas mais variadas formas de avaliação, chamando a atenção da mídia e dos meios educacionais. O mérito e o prestígio alcançados, no meio educacional e cooperativista, é o fruto do que foi semeado, desde o início, por pais, dirigentes, professores, funcionários e alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário